segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Amor

Eu te amo.... essa expressão já virou vírgula. Hoje um amigo ama o outro; um aluno, em raras ocasiões, ama o professor; enfim, todos amam todos, sem sequer saber o que é amar.
Amor é, na minha opinião, o sentimento mais puro, sincero e perigoso que existe. Você ama pessoas de maneiras diferentes. Existe o amor chamado pelos filósofos de Ágape, que é aquele amor sem qualquer razão a não ser a de existir, ou seja, o amor entre pais e filhos. Ainda existe um tipo de amor mais respeitoso, que hoje é o mais difícil de se encontrar, que é o amor que um neto tem por seus avós, ou uma pessoa tem por outra mais velha. Esse, serei sincero, há algum tempo não vejo.
E, por fim, o tipo de amor onde eu queria chegar: O amor entre homem e mulher. Aí está o ponto crítico do texto. Muitas pessoas "amam"seus namorados (as). outras AMAM os seus namorados (as). Entenderam a diferença? Não, não é apenas a letra maiúscula, é a ênfase em cada caso. No primeiro, a pessoa gosta muito de seu parceiro, muito mesmo. Esse "gostar muito" é o que estraga relacionamentos, pois ele deixa a pessoa confusa entre o "gostar da presença" ou do toque, da outra e gostar da outra realmente. dois ficantes costumam dizer que se amam, mas não se amam realmente. Eles se gostam... gostam de ficar com o outro.
E a parte perigosa do amor que eu falei é quando esse sentimento passa o extremo limiar entre o amor e o ódio, muitas vezes por causa de excesso do primeiro. Muito amor, combinado com insegurança, leva ao ciúmes, e esse proporciona que o amor se transforme em ódio do dia para a noite.

Enfim, sinto muito tratar um sentimento tão bonito de uma maneira tão fria. Esse poço de ideias tem como objetivo fazer com que você, leitor, pense. Mas cuidado, não pensem muito, nem em tudo. Não sigam meu exemplo, pois quando aprendi a pensar, esqueci de como sentir.

Pensem nisso.

Um comentário:

  1. Ual. Finalizou bem! "Quando aprendia a pensar, esqueci de como é sentir". Porque sentir é algo bem louco, muitas vezes nem tem lógica. Também estou confusa neste aspecto, mas não por sentir ou nao; as vezes fico questionando qual é o melhor: apenas sentir ou ver, "pensar" no que realmente tem lógica: sentir ou nao. é confuso .-. eu SOU confusa.
    Amei o texto! Como sempre um arraso!
    Beijos, bom feriado!

    ResponderExcluir