sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Eis um tema difícil... por isso aborda-se agora. Fé... uma palavra que tenho dificuldade em dar o significado, então recorro ao Aurélio, que me dá como sinônimos crença, religiosidade. Mas não creio que essa seja realmente uma boa definição para fé.
Fé, nos devemos ter em todos aqueles que gostamos, em todos. Mas apenas em poucos podemos ter confiança. isso é explicado. Você só pode CONFIAR em alguém que você já CONHECE, e que já lhe demonstrou ser fiel à você. Porém você pode TER FÉ em tudo, inclusive no que você sequer sabe se existe. Você pode TER FÉ que uma festa será boa, ou ainda que você irá bem em uma prova, mas você não pode CONFIAR nisso. Você pode ter fé em algo que alguém lhe diz, mas não pode CONFIAR nisso, a menos que você conheça essa pessoa muito bem.
Onde quero chegar? Digo logo: Você pode TER FÉ em tudo, em uma força superior ou inferior, em um pássaro ou um verme; mas CONFIAR, somente em alguns. Não, não sou ateu. Só digo isso para que você, leitor, reflita um pouco sobre o que vale a pena você TER FÉ, e no que você pode CONFIAR. Você pode, em minha opinião, ter fé em um Deus, independente de qual seja, que lhe é pintado pelo líder litúrgico de sua religião, mas não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ter plena CONFIANÇA nesse ser. Você deve ter confiança no que você pensa sobre o mesmo, e nunca na interpretação dos outros.
Se esse tipo de hipocrisia nojenta que assola nossa sociedade fosse deixada de lado por nós, e pelos que nos cercam, tenham FÉ que nossas vidas seriam muito melhores, porque você não seria mais discriminado por sua religião, ou seu pensamento em relação a mesma. Você poderia simplesmente, CRER no que você quisesse, independente do que isso fosse. Sinto muito pelas opiniões que feri, mas o propósito desse blog é ser um poço de novas Ideias, e não concordar com um pensamento previamente arquitetado por suas famílias.

2 comentários:

  1. Não vejo muita diferente entre os dois, não precisamos de palavras corretas pra definirmos o que sentimos, mesmo porque nunca conseguiriámos defini-los, pois cada qual tem seu jeito de pensar.
    E blá, palavras são só palavras.
    Beijos, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Bom, então seria melhor que os homens apenas cressem não? Que a confiança e a fé não existissem? Bem polêmico isso. Anyway, gostei dos textos :)
    Beijos

    ResponderExcluir