terça-feira, 25 de agosto de 2009

Realidade


Eis que, após tanto tempo de trégua, a chuva volta, e mais uma gota entra no poço... a Realidade. Essa gota anuncia que, daqui em diante, a metáfora será substituída pela ironia, assim como as gotas não mais existirão, e serão apenas ideias. O texto perde beleza, mas ganha praticidade.
A Realidade é algo que deve ser encarado de uma maneira muito cuidadosa, porque não se pode ser realista ao extremo, mas também não pode-se ser Utópico, ou seja, acreditar em um "mundo ideal", onde tudo é tão simples que se pode encher um poço com ideias.
Algumas pessoas muito famosas da história se afogam na Realidade. Como, por exemplo, Diderot, que proferiu a seguinte frase: "O Homem só será livre quando o último Rei morrer nas tripas do último padre." Sabe-se dos abusos que a nobreza e o clero cometiam nessa época, mas que ele exagerou nessa frase, não há dúvidas.
Mas se torna impossível de se crer em um mundo ideal, onde se morre de amor, como o que é traçado nos Livros de José de Alencar, salvo alguns romances urbanos. Em minha opinião as fantasias devem ser guardadas em nossa mente, em um lugar onde só consigamos achá-las quando não nos restar mais nada, quando a realidade tiver acabado com tudo. Pois é assim que acontece...o mundo real acaba conosco, sem que você tenha tempo para se mexer. No fim, o que nos sobra é sonhar com um mundo perfeito, e esperar, em vão, que esse sonho se torne realidade.

Um comentário:

  1. Ser realista em meu ponto de vista é ironia no mundo em que vivemos, onde a maior das crenças é a mentira. Tudo que gira ao nosso redor, com excessão de nossas famílias (pai, mãe e irmãos), é uma eclosão constante de mentiras.
    Um exemplo clássico que posso mencionar é:
    Quando um cidadão vai a procura de um emprego, o cidadão promete o mundo na hora da entrevista, mas na realidade nem mesmo ele sabe se vai ser capaz de realizá-los (...)
    Em síntese, acredito que a realidade é um significado metafórico de uma mentira eclética.

    Rapaz gostei muito desta abordagem.
    Você mencionou um tema de suma importância no mundo em que vivemos. Falta muito senso de realidade nos dias de hoje.

    Fique com deus!

    Caso você discorde do meu comentário, sinta-se à vontade.

    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir